19/9/2017 12:13

Da falência ao título: como torcida salvou rival do Corinthians em dois anos

Racing "deixou de existir" por alguns dias em 1999, mas renasceu e conquistou título simbólico em 2001. Times se enfrentam nesta quarta-feira pela Sul-Americana

Da falência ao título: como torcida salvou rival do Corinthians em dois anos
O rival do Corinthians nesta quarta-feira, às 21h45 (horário de Brasília), em Avellaneda, pela Copa Sul-Americana, ficou a um passo de interromper ou até encerrar sua rica história de conquistas. Há pouco mais de 15 anos, o Racing não só superou a maior crise de sua história, mas também voltou a ganhar um título e reconquistar respeito na Argentina.



Mais de 40 mil torcedores são esperados no Estádio Presidente Perón, conhecido como El Cilindro, nesta quarta-feira. Outros milhares de torcedores ajudaram a salvar o clube da falência e foram fundamentais na reconstrução. Não à toa, a torcida do Racing é uma das mais apaixonadas do país, ainda que perca em número para Boca Juniors e River Plate.

Em 1999, o Racing acumulava dívidas na casa dos US$ 30 milhões (R$ 93,6 milhões na cotação atual). A Justiça argentina, que já havia constatado a quebra do clube uma temporada antes, decretou a falência da instituição no dia 4 de março daquele ano.

O Racing Club deixou de existir – decretou Liliana Ripoll, síndica eleita pela Justiça para administrar o processo de falência do Racing em seus últimos dias.

A torcida que lotou a sede em Avellaneda, claro, não se conformou. Protestos e agressões ao ex-presidente Daniel Lalín marcaram a noite mais triste da história do clube.

Três dias depois, em 7 de março, o Racing receberia o Talleres em sua casa, pela estreia do Torneio Clausura. A "hinchada" ignorou a decisão judicial e lotou El Cilindro mesmo sem saber que ninguém entraria em campo – o clube celeste, afinal, não existia naquele momento.

Foram mais de 30 mil torcedores em campo naquela tarde histórica. E a primeira de muitas pequenas conquistas. Dias depois, a Justiça reverteu a decisão e deu nova chance ao Racing para se reerguer. O processo judicial da falência só foi encerrado em 2008. Desde 2009, 7 de março é tratado pelo clube como “Día del Hincha de Racing”.



Até lá, porém, muitos passos foram dados. Torcedores impediram que sedes sociais do clube fossem penhoradas. O time, de volta ao campo, brigou para não cair nos campeonatos seguintes.

Aos poucos, as coisas se organizaram. Em dezembro de 2000, a Blanquiceleste S/A, sociedade anônima criada pelo empresário Fernando Martín, passou a administrar o Racing.

Em 2001, apenas dois anos depois da quebra, o Racing entrou no Torneio Clausura sem muitas pretensões. Com um bom início, o time treinado por Reinaldo “Mostaza” Merlo surpreendeu e chegou às últimas rodadas com chances de título.

Em 27 de dezembro, quando o país estava em caos – vivia crise econômica bem mais grave que a do próprio Racing –, os torcedores voltaram a lotar El Cilindro, como dois anos antes, mas para ver um título nacional que não vinha havia 35 anos.



O empate por 1 a 1 com o Vélez Sarsfield, que garantiu a taça, foi na casa do rival. Mas o estádio do Racing lotou, sim, com quem não pôde assistir ao jogo ao vivo. O momento histórico mudou os rumos do clube argentino, que ganhou só mais um título nacional desde então: em 2014.

As taças, porém, são mero luxo diante de um clube que esteve perto de acabar. Contra o Corinthians, nesta quarta-feira, os torcedores no El Cilindro podem ajudar a contar mais um capítulo da história do Racing.

Veja as informações do Corinthians para o jogo contra o Racing:
Local: El Cilindro, em Avellaneda, na Argentina
Data e horário: quarta-feira, às 21h45 (de Brasília)
Provável escalação: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Marciel; Gabriel e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô
Desfalques: Arana (dores na coxa direita), Clayson (disputou a Sul-Americana pela Ponte Preta), Pedrinho (transição física), Léo Santos (dores no púbis), Paulo Roberto (dores na coxa direita) e Danilo (lesão na panturrilha esquerda)
Pendurado: Fagner
Arbitragem: Leodan González, auxiliado por Mauricio Espinosa e Nicolas Taran (todos do Uruguai)
Transmissão: TV Globo para SP (menos Santos), PR, AL e PE (com Cleber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro e Paulo César Oliveira)
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 20h45


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









15684 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade