18/9/2017 07:49

Análise: no returno, Corinthians cria mais chances de gol, porém, peca na pontaria

Melhorar o aproveitamento ofensivo é a chave para o Timão construir resultados menos sujeitos a imprevistos no Campeonato Brasileiro

Eficiência. Esta foi a palavra que norteou a campanha do Corinthians no primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Para chegar a 47 pontos de 57 possíveis, o líder tinha uma característica letal: aproveitar as chances de gol criadas, algo em que vem pecando desde o início da segunda metade da competição, como mostrou novamente, na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no domingo.



Não fosse a arbitragem ignorar o gol irregular de Jô e o time poderia mais uma vez deixar passar oportunidade preciosa de somar pontos. Se estes não vêm fazendo falta até aqui por conta do desempenho de quem persegue o líder – o Grêmio, especialmente –, não significa que tudo esteja bem com a equipe no returno.

Foram oito chances reais de gol diante dos vascaínos, segundo o Scout da TV Globo.

Fosse apenas um fato isolado, e Fábio Carille não precisaria se preocupar. O problema é quando tal comportamento se torna um padrão e, pelos números do time no returno no Brasileirão, parece ser o caso.

Preste atenção à tabela a seguir. Ela mostra a quantidade de chances reais de gol em todas as partidas do Timão no campeonato e quantos gols a equipe conseguiu marcar em cada uma delas.


TIMÃO CRIA MAIS, MAS FAZ MENOS GOLS

ADVERSÁRIO CHANCE REAL DE GOL GOLS
VASCO 8 1
SANTOS 7 0
ATLÉTICO-GO 9 0
CHAPECOENSE 4 1
VITÓRIA 8 0
SPORT 8 3
ATLÉTICO-MG 5 2
FLAMENGO 3 1
FLUMINENSE 5 1
AVAÍ 9 0
ATLÉTICO-PR 10 2
PALMEIRAS 2 2
PONTE PRETA 3 2
BOTAFOGO 6 1
GRÊMIO 3 1
BAHIA 7 3
CORITIBA 0 0
CRUZEIRO 3 1
SÃO PAULO 9 3
VASCO 6 5
SANTOS 3 2
ATLÉTICO-GO 7 1
VITÓRIA 4 1
CHAPECOENSE 4 1
Fonte: Scout da TV Globo
Perceba que, só nas partidas do segundo turno, foram 36 oportunidades – e aqui é bom esclarecer: não se trata de finalizações, estatística mais genérica que engloba desde uma bola na trave até um chute a metros de distância do gol adversário, por exemplo. São chances reais, como a cabeçada de Rodriguinho

Pois é. De 36 chances, o Corinthians conseguiu dois gols (média de 0,05). Para efeito de comparação, nas 19 rodadas do primeiro turno, o Timão anotou 32 gols em 97 chances (média de 0,33).

Agora, divida o número de chances do segundo turno (36) pelos jogos (5): 7,2 de média. Fazendo o mesmo cálculo em relação ao primeiro turno – 97 chances em 19 partidas –, tem-se 5,1 de média. Ou seja, no returno, Corinthians cria mais chances de gol, porém, peca na pontaria.

Fica, portanto, um alerta importante: se era tão difícil apontar erros no líder na primeira metade do Brasileirão, este parece ser um em potencial para Carille corrigir de olho na sequência do torneio.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2343 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11958694345

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade