24/8/2017 09:43

Análise: desfalques evidenciam carências, mas Corinthians encontra soluções

Timão sente falta de Arana e tem dificuldades para criar diante da Chapecoense. Léo Santos se destaca

Análise: desfalques evidenciam carências, mas Corinthians encontra soluções
É curioso o fato de o Corinthians alcançar a maior vantagem na liderança do Brasileirão (dez pontos sobre o Grêmio) justamente depois de duas de suas piores atuações no campeonato, diante de Vitória e Chapecoense. Seria insanidade não reconhecer os méritos de Fábio Carille e seus comandados, Além de organizado, o Timão é cascudo.



O momento, porém, também oferece boa oportunidade para refletir sobre os pontos fracos do líder, que teve algumas de suas maiores carências evidenciadas nas últimas rodadas.

Os desfalques de Balbuena, Pablo e Guilherme Arana fizeram o Timão enfrentar a Chape com uma defesa completamente remendada e sem zagueiros reservas (algo inaceitável para quem briga pelo título). Neste sentido, a atuação em Santa Catarina confirmou duas impressões:

Antes de qualquer coisa é preciso fazer uma ponderação: era provável que o Corinthians sofresse pelo lado esquerdo da defesa mesmo que Arana estivesse em campo. O avanço de Apodi é uma das maiores armas da Chape, sobretudo quando joga em casa. O problema é que Moisés facilitou as coisas para o lateral-direito, dando espaços na marcação, como no lance abaixo:

Moisés já havia demonstrado dificuldades defensivas contra o Patriotas, da Colômbia, pela Copa Sul-Americana, e em outras oportunidades em que foi escalado. Já no ataque, ele parece necessitar de mais confiança do que de talento ou força física. Na maioria dos lances da partida da última quarta-feira, o jogador se limitou a tocar de lado em vez de buscar jogadas de linha de fundo ou entradas em diagonal na área. Parecia ter medo de arriscar e errar.

Essa não foi uma exclusividade de Moisés. O Timão sentiu a ausência de alguém que verticalizasse o jogo do meio para frente. Faltava o drible, uma jogada de linha de fundo, um chute de longe... Em noite pouco inspirada, o trio de meio formado por Romero, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel errou muito e criou pouco.

Clayson entrou bem, dando amplitude e velocidade à equipe. Além de participar do gol de Jô, ele criou outros lances de perigo.

A opção de manter o veloz atacante na reserva, porém, não pode ser condenada. Carille precisava de Romero pela esquerda para ajudar na marcação de Apodi, e Clayson não rende quando atua pela direita. Com o adversário cansado, porém, foi possível mudar a estratégia no segundo tempo.

Ao mesmo tempo em que demonstra o controle do técnico corintiano sobre o elenco, este caso evidencia como o Timão ainda tem carências. E isso pode voltar a se repetir no sábado, diante do Atlético-GO, quando o deve ter Kazim na vaga de Jô, suspenso, e a defesa tende a seguir desfalcada. O retorno de Jadson, por outro lado, dá fôlego ao líder.

Contra o lanterna do Brasileirão, é muito provável que o Corinthians enfrente mais uma vez um time disposto a abdicar da posse de bola, algo que tem se tornado praxe. Se não quiser sofrer como foi contra a Chapecoense, será preciso cometer menos erros e mais ousadia e inspiração.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Fortaleza
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação









2718 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

só a falta de reservas pode tirar nosso título !!!

coloca o Carlinhos pra jogar.
passou da hora,e é uma oportunidade de ouro,com
kazin não tenho esperança de gols,ou vou queimar minha língua,assim espero!!!

primeiro tempo entra com kazim tem mais força fisica pra segurar a bola se nao render como é esperado. coloca o carlinhos que pra ele se consagrar e virar reserva imediato do jô.Carlinhos joga muito entao por isso ele deve entrar no segundo tempo.
vai CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!

de que vale vc ter uma joia guardada e nao querer usar? a mesma coisa tao fazendo com o carlinhos... o moleque precisa pegae experiencia e nao vejo situacao melhor no momento q essa. deixa o cazim pra zuar os adversario

porque não dar uma pequena chance ao Carlinhos? pode ser uma surpresa boa

Cade o pedrinho?Tá machucado?Contra o atlético goianiense,tinha que botar o pedrinho desde o começo,porque esse time vai vim fechado tem que entrar com jogadores dribladores pra furar a zaga dos caras.

quê vergonha dessa diretoria jogar sem zagueiro reserva põe Carlinhos no lugar do kazin

fala muito gente sem noção,não sabe avaliar um jogo fica quieto,a Chape,ganhou do parmerda em São Paulo,e o parmerda tava com todos, os titulares, o timão jogou com reservas e ganhou dentro da casa do adversário,tá bom pra você anti_corinthians. só acho

FAZEMOS DESBLOQUEIO DE CANAIS DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL
SKY NET VIVO OI CLARO
E TAMBÉM CONSEGUIMOS REDUZIR O VALOR DA FATURA
INFORMAÇÕES NO ZAP 11980799494

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade