2/5/2017 08:56

Para ser campeã, Ponte terá diante de si tabu que a beneficiou neste ano e que jamais foi superado no Paulista

Para ser campeã, Ponte terá diante de si tabu que a beneficiou neste ano e que jamais foi superado no Paulista
Jadson comemora segundo gol do Corinthians contra a Ponte Preta, em Campinas
Como se fosse um filme, mas com os papéis invertidos, a Ponte Preta tem diante de si um cenário bastante complicado para buscar o inédito título do Campeonato Paulista no próximo domingo. Derrotada por 3 a 0 pelo Corinthians, em Campinas, a equipe campineira terá de vencer por quatro gols de diferença para levar a taça no tempo normal ou devolver os três tentos sofridos para decidir o torneio nos pênaltis. Virada assim nunca ocorreu.


Há uma semana foi a própria Ponte Preta quem se "beneficiou" desse histórico do Estadual. Como havia vencido o Palmeiras por 3 a 0, em Campinas, enfrentou o rival no Allianz Parque com uma larga vantagem. Perdeu por 1 a 0, mas classificou-se à final.

Antes de Ponte e Palmeiras, Botafogo-SP, Santos, Corinthians, Palmeiras (de novo) e Botafogo-SP (também de novo) não conseguiram reverter um revés de três ou mais gols sofrido no primeiro confronto mata-mata na história do Estadual.

Disputado desde 1902, cabe lembrar que o Campeonato Paulista teve muitas fórmulas ao longo de sua história. Até 1968 o torneio sempre foi jogado no formato por pontos corridos. Depois passou a ter regulamentos diferentes. Algumas o campeão foi definido em um quadrangular final. Outras entre os vencedores de cada um dos dois turnos.

A partir de 1977 os torneios passaram a ter mais fases eliminatórias, com fórmulas muito vezes confusas e longas, em que até os melhores times com renda se beneficiavam.

Considerando somante as edições que tiveram confrontos de ida e volta nos mata-matas, nunca uma vantagem igual ou maior do que a obtida agora pelo Corinthians foi revertida.

Como mencionado acima, foram sete tentativas e a vantagem sempre terminou com o lado que atropelou no primeiro jogo. Veja abaixo o histórico do Paulista:



O Santos aplicou uma goleada de 5 a 1 no Botafogo-SP, na semifinal do 1º turno de 1980
? Em 1980, o Santos goleou o Botafogo por 5 a 1 na semifinal do primeiro turno. Mesmo com grande vantagem, o time alvinegro ainda venceu o segundo duelo por 2 a 0 e fez a final do primeiro turno daquela edição.

? Sete anos depois, o placar voltou a acontecer. Desta vez, o Corinthians goleou o Santos por 5 a 1 no primeiro jogo e empatou o segundo sem gols, indo para a final de 1987.

? Em 1991, o São Paulo bateu o Corinthians por 3 a 0 no primeiro jogo da final. Depois empatou sem gols e, assim, faturou o título daquele ano.





No 1º jogo da final de 1991, o São Paulo enfiou 3 gols no Corinthians
? Em 1999, essa vantagem aconteceu duas vezes e ambas a favor do Corinthians. O time goleou o São Paulo por 4 a 0 na primeira partida da semifinal. Um empate por 1 a 1 o levou à final. No primeiro jogo da decisão, ganhou do Palmeiras por 3 a 0. E ficou com a taça ao empatar por 2 a 2 o jogo seguinte, que terminou antes do tempo regulamentar após Edílson fazer algumas embaixadinhas e iniciar uma briga generalizada.

? Assim como ocorreu neste fim de semana, em 2001, o Corinthians venceu o Botafogo-SP no primeiro jogo da final do Paulista por 3 a 0, em Ribeirão Preto. Um empate sem gols no Morumbi na semana seguinte deu o título aos alvinegros.

? No torneio atual, a Ponte Preta chegou a vencer o Palmeiras por 3 a 0, em Campinas, no primeiro jogo da semifinal. Na partida de volta, perdeu por 1 a 0 e avançou á final.




VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









2202 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade