13/12/2016 09:50

Base e técnico jovem: Corinthians é campeão no futsal fazendo o que não fez no campo

Base e técnico jovem: Corinthians é campeão no futsal fazendo o que não fez no campo
Em janeiro de 2016, o Corinthians vivia problemas parecidos no campo e nas quadras: o elenco do ano anterior era desmanchado em meio a uma forte crise financeira. Em 12 de dezembro, enquanto o clube amargava ter ficado fora da Copa Libertadores nos gramados, o futsal comemorou o título brasileiro.

A principal diferença? O caminho que cada modalidade seguiu para superar a crise. Se o futebol investiu para tentar repor as saídas com boa parte do orçamento e resgatou a experiência de Oswaldo de Oliveira, o futsal apostou na base e em um treinador jovem, em combinação que "aliviou" a torcida.

Nesta segunda-feira, um ginásio do Parque São Jorge lotado viu o Corinthians vencer Magnus/Sorocaba, time de Falcão, por 5 a 2 e, enfim, comemorar a tão sonhada Liga Futsal. Até o título, foram anos amargando decepções no torneio, quase sempre investindo alto em um elenco recheado de medalhões.

Qualquer semelhança...
Desde 2010, quando iniciou sequência de seis quedas seguida na reta decisiva da Liga, o Corinthians sempre figurou entre os apontados como favoritos ao título. Nesse período, diversos grandes nomes - como Neto, Schumacher ou Simi - passaram pelo clube, mas nenhum elenco foi além das semifinais.

O investimento elevado para os padrões nacionais precisou ser reduzido para 2016, e o Corinthians ficou próximo de sequer ter equipe para a temporada. "O Corinthians acabou mesmo, por dois dias. Depois, pensaram com carinho e retomaram o projeto", admitiu o goleiro Guitta, em junho.

O arqueiro, ao lado do pivô Deives, foi o principal nome a seguir no elenco, que perdeu, por outro lado, os também "selecionáveis" Simi e Neto, o fixo Marinho, os alas Caio e Valdin e os pivôs Elisandro, Charuto e Gabriel Bi. Mais tarde, o clube ainda ficou sem o técnico Ferretti, que foi para o Sorocaba.



Se, no campo, o Corinthians gastou mais de R$ 60 milhões na tentativa de repor as saídas de Gil, Renato Augusto, Jadson, Vagner Love e cia. e também foi ao mercado procurar um substituto para Tite; no futsal, os reforços foram pontuais e as maiores novidades, "caseiras" - até no banco.

Técnico do sub-20 até 2015, André Bié primeiro virou auxiliar e depois assumiu o time com a saída de Ferretti. No elenco, foram promovidos desde o início do ano Douglas, Edgar, Rocha, Marcel e Leandro Lino, que não sentiram o "peso" da camisa - os dois últimos já chegaram até à seleção brasileira.

Já no futebol, o Corinthians foi receoso em ousar no banco de reservas quando perdeu Tite para a seleção. Primeiro, trouxe Cristóvão Borges, que acabou demitido; depois, fez questão de usar a experiência como critério de escolha e trouxe Oswaldo, de último título relevante no Brasil em 2000.


O forte trabalho com a base no futsal, porém, não começou em 2016 no Corinthians. O clube sempre foi potência nas categorias menores, mas os jovens sofriam para ter espaço no profissional. Eleito revelação da Liga Futsal, Lino cobrou mais chances às promessas e garantiu ter mais craques a caminho.

Na Liga Paulista, por exemplo, o Corinthians dividiu todos os títulos das categorias menores com o Palmeiras, faturando as taças do sub-12, sub-16 e sub-20 - o rival levou o sub-10, sub-14 e sub-17. "É gratificante porque o trabalho sempre foi a longo prazo e estamos colhendo frutos", disse Bié.

Para 2017, o Corinthians deve voltar a sofrer no futsal, já que deve perder suas principais revelações para Sorocaba e o pivô Deives, melhor jogador da Liga Futsal. Em 2016, ao menos, o clube mostrou que é possível superar o desmanche - resta saber se manterá a única fórmula que lhe deu sucesso.


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3201 visitas - Fonte: ESPN

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

o titulo da matéria diz o que o futebol de campo precisa:Base e um técnico jovem com vontade de vencer

DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549

whats todo poderoso timão número 11995972384 manda um vai Corinthians e vem fazer parte do bando de loucos

poxa que pena desmanchar esse time... da gosto ver os caras jogando... raça. técnica, vontade...
coisas que não vemos no time do campo, que só envergonha a torcida...

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade