28/9/2016 10:56
Prestes a completar 40 anos, Invasão Corintiana é relembrada em filme
No dia 5 de dezembro deste ano serão completados 40 anos de um dos momentos mais marcantes da história do Corinthians: a chamada Invasão Corintiana. Neste dia, no ano de 1976, a cidade do Rio de Janeiro foi tomada por uma multidão de torcedores do Timão, que lotaram o Maracanã para acompanhar o duelo contra o Fluminense, válido pela semifinal do Campeonato Brasileiro.
Faltando pouco mais de dois meses para a data comemorativa, o episódio é relembrado no documentário 1976 - o ano da Invasão Corinthiana, dirigido por Ricardo Aidar e Alexandre Boechat, que estreia nesta quinta-feira. O filme resgata os acontecimentos de 40 atrás através de depoimentos de jogadores da época, jornalistas, historiadores e, claro, dos torcedores do Corinthians que "invadiram" o Rio de Janeiro.
No fatídico dia 5 de dezembro de 1976, Fluminense e Corinthians se enfrentaram no Maracanã por uma vaga na final do Brasileirão. O Timão vinha de um jejum de 22 anos sem conquistar títulos e se via perto de uma conquista. No entanto, precisava passar pela Máquina Tricolor, bicampeã carioca em 1975 e 1976, e que tinha em seu time Roberto Rivellino, um dos maiores ídolos corintianos, que havia recentemente trocado São Paulo pelo Rio de Janeiro.
Além do resultado dentro de campo - a vitória do azarão Corinthians por 4 a 1 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal - o jogo ficou marcado pela presença maciça de corintianos no estádio. Estima-se que, dentre os 146.043 presentes no Maracanã, cerca de 70 mil eram torcedores do Corinthians. Os fãs do Alvinegro partiram em comboio de São Paulo e tomaram as ruas da capital fluminense, em um movimento nunca antes visto e que "nunca vai acontecer de novo", nas palavras do diretor Ricardo Aidar.
As particularidades da Invasão Corintiana são mostradas no documentário de Aidar e Boechat, que levou quatro anos para ser finalizado. A produção conta com relatos de figuras importantes como Rivellino, Carlos Alberto Torres, Zé Maria, Wladimir, Geraldão, Basílio, Tobias e Givanildo Oliveira. O filme reproduz a viagem feita por um grupo de corintianos que, literalmente, invadiram o Rio de Janeiro para torcer pelo Corinthians.
VEJA TAMBÉM
- FALA, MÁGICO! Talles Magno projeta vitória do Corinthians contra o Vasco no Brasileirão
- VAI TER CHANCES? Ex-goleiro do Corinthians só teve uma oportunidade de jogar em novo time; Entenda
- Augusto Melo menciona Memphis em carta em meio a possível impeachment no Corinthians
7842 visitas - Fonte: Terra
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas
eu nunca vou te abandonar vai voltar dar alegria para nacao Ivanete gregorio
eu nunca vou te abandonar vai voltar dar alegria para nacao Ivanete gregorio
Não acredito faz 40 anos que estivemos , foi Inesquecível. !!!!!!
Nem o Flamengo levou 70 mil ao Maracanã... aliás, quem pensa que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil eu faço um pequeno desafio. Vençam a Libertadores , vão a Tókio e ponham lá dentro 40 .001 torcedores..Nós pusemos 40.000 ali em Tókio..Ponham um só a mais e aí eu vou achar que vcs tem mais torcida que meu Timão.
Torcida,fiel,carismática aconxegante é tudo de bom . abraços a toda torcida.
isto é ser Corinthians não medir esforços pra acompanhar os jogadores
todo poderoso timão
maior torcida do brasil sem mais
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA.
MAIORES INFORMAÇÕES PELO WHATSAPP 11949348549