3/6/2016 11:11

Passes certos, equilíbrio e liderança: o papel de Cristian no novo Corinthians

Com índice de 91% de acerto nos passes em três jogos como titular, volante vira "operário" em fase de crescimento no Brasileiro. Experiência conta a favor

Passes certos, equilíbrio e liderança: o papel de Cristian no novo Corinthians
Cristian tem melhorado a cada jogo como titular (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)/i>

A retomada do Corinthians no Campeonato Brasileiro passa pela mudança tática promovida por Tite e pelo entrosamento dos novos nomes do ataque, mas também tem um componente quase invisível. Reforço badalado contratado no ano passado, encostado em boa parte da temporada e quase negociado no início de 2016, Cristianvive seu renascimento no clube.

O volante deixou as polêmicas de lado e passou a ser um operário no novo esquema montado por Tite. Aos 32 anos, Cristian não tem mais a explosão que o tornou um jogador perigoso no fim da década passada – principalmente em 2008 e 2009, no próprio Corinthians.

Por outro lado, é um jogador mais maduro. E um dos líderes do elenco em meio à reconstrução da equipe nas últimas partidas.

Cristian encarou todo o período de inatividade como um aprendizado. Treinou, fez reforço muscular – em três períodos, às vezes – e sempre se colocou à disposição da comissão técnica. As quedas na Taça Libertadores e no Campeonato Paulista motivaram mudanças, e o volante voltou a ganhar espaço na terceira rodada do Brasileiro, contra a Ponte Preta.

Em três jogos desde então, o Timão fez seis gols e não sofreu nenhum. Muito pelo equilíbrio trazido pelo jogador, acostumado às funções de primeiro volante. Com ele em campo, Bruno Henrique cresceu de produção e pôde jogar mais adiantado, e os três meias (Guilherme, Giovanni Augusto e Marquinhos Gabriel) passaram a ter maior liberdade.

Jogo a jogo, a bola tem passado mais pelos pés de Cristian. O índice de acerto nos passes foi alto: 91%. Na vitória por 1 a 0 sobre o Santos, quarta-feira passada, ele deu a assistência para o gol de Giovanni Augusto, acertou 79 passes e errou apenas seis.
– Tenho de ter sequência, todo jogador precisa disso. Estou melhorando. Ainda tenho muito a evoluir, mas o importante é estar confiante – afirmou Cristian.

O volante só conseguiu deslanchar depois de resolver dois problemas físicos: uma lesão crônica na panturrilha e o desequilíbrio muscular causado pela atividade maior em uma das pernas, que estava em tratamento. Um dos responsáveis pela melhora de Cristian foi Flávio Furlan Grava, auxiliar de preparação física do Corinthians.

Cristian, agora, não deve ir tanto ao ataque e fazer os gols que conquistaram a torcida em sua primeira passagem. Por outro lado, ele tem demonstrado que ainda tem muito a contribuir ao clube que lhe deu nova chance no futebol brasileiro.


Nova formação do Corinthians tem Cristian na proteção à zaga; com ele, meio-campo tem liberdade para atacar


VEJA TAMBÉM
- Bidon repete jogada da base em 1º gol pelo Corinthians: aprendizado instantâneo
- Renovação de Paulinho com Corinthians: Altos e Baixos na Negociação
- Corinthians negocia renovação de contrato com o jogador Paulinho









3612 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade