5/5/2016 07:55

Análise: Nacional na frente no início dos dois tempos elimina o Corinthians

Com pressão sobre a defesa do time brasileiro, equipe uruguaia fica duas vezes na frente e se garante nas quartas da Libertadores com empate em 2 a 2 na arena

Análise: Nacional na frente no início dos dois tempos elimina o Corinthians
Os dois início de tempo do Nacional provocaram a quinta eliminação do Corinthians em mata-mata na arena, a segunda pela Libertadores. Mesmo jogando fora de casa, a estratégia foi pressionar o mandante no campo de ataque.

Aos 5 minutos do primeiro tempo, Nico López fez 1 a 0. Aos 11 do segundo, após dupla roubada de bola, Romero recolocou o Nacional na frente, 2 a 1. O Corinthians empatou duas vezes, mas o 2 a 2 tirou a equipe das oitavas de final da competição continental

Diante da forte marcação inicial do time uruguaio – transformada logo no primeiro gol do jogo, após bobeadas de Uendel e Felipe –, o Corinthians demorou a conseguir trocar passes na frente. Criava algumas chances, mas sempre em bolas cruzadas para a área. Somente aos 14 minutos apareceu a primeira tabela: Giovanni Augusto tocou e recebeu a bola de Fagner (veja imagem 1 abaixo) e passou para o meio da área; após passar André e dois defensores, ela sobrou para Lucca empatar.


1) Primeiro gol do Corinthians: Giovanni Augusto tabela com Fagner no lado direito do ataque (Reprodução/TV Globo)

O Nacional manteve a pressão ofensiva (veja imagem 2 abaixo) até os 30 da etapa inicial, mas não conseguiu sustentá-la.


2) Marcação pressão do Nacional na etapa inicial: cinco jogadores no ataque, três na área da bola (Reprodução/TV Globo)

O Corinthians passou a ter mais chances, quase sempre optando por atacar pela direita. A presença de Fagner na frente se tornou constante. Numa delas, em contra-ataque, o lateral era o segundo jogador de frente, apenas atrás de André (veja imagem 3 abaixo).


3) Fagner como atacante do Corinthians: lateral chegou a ser o segundo jogador mais adiantado (Reprodução/TV Globo)

Mas o gol da virada alvinegra não saiu e, na volta do intervalo, o Nacional retomou a tática inicial: pressão na frente. E Giovanni Augusto falhou – justamente ele que, mesmo sem estar 100% fisicamente após mais de duas semanas de tratamento no tornozelo esquerdo, tinha se destacado no primeiro tempo, juntamente com Fagner. Aos 11 minutos da etapa final, a dupla se complicou com a bola no lado direito da defesa (veja imagem 4 abaixo), na jogada em que Romero fez 2 a 1 para o Nacional.


4) No segundo gol do Nacional, três jogadores pressionam Giovanni Augusto e Fagner (Reprodução/TV Globo)

Nesse momento, Giovanni Augustou sentiu o joelho esquerdo. Tite aproveitou para fazer duas alterações: Marquinhos Gabriel estreou no lugar do atleta machucado, e Romero substituiu Lucca. Novos nomes, mas no mesmo esquema, o 4-1-4-1 preferido do técnico.

O jogo seguiu aberto. Para jogar o Corinthians de uma vez por todas na área do Nacional, Tite tirou Bruno Henrique e colocou Danilo aos 24 minutos – com os cruzamentos dele, a bola ficaria mais perto do gol. A primeira chance mais clara veio aos 37, mas André desperdiçou pênalti sofrido por Marquinhos Gabriel

No total, foram 21 finalizações do Corinthians contra 10 do Nacional – em chances reais de gol, 10 a 6. Na entrevista coletiva pós-jogo, Tite lamentou a "efetividade". Ou melhor, a falta dela...

Mais uma chance capital aconteceu aos 48, quando Marquinhos Gabriel converteu outra penalidade marcada para o Corinthians – Fagner tinha sido expulso dois minutos antes. Mas ainda faltava um gol. Romero perdeu a última chance, ao finalizar para fora, dentro da pequena área, um cruzamento de Danilo vindo da direita. Não deu... Mesmo com sete jogadores no campo de ataque, incluindo Felipe dentro da área do Nacional, não deu.


Corinthians terminou a partida com 10 jogadores em campo, e o zagueiro Felipe dentro da área adversária


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3534 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade