4/5/2016 08:46

Decisão tensa põe à prova o amadurecimento do novo Corinthians de Tite

Decisão tensa põe à prova o amadurecimento do novo Corinthians de Tite
Elias sorri em treinamento do Corinthians na terça, véspera do jogo com Nacional

Houve momentos dentro da temporada que, segundo o conceito de trabalho de Tite, fizeram o reformulado Corinthians de 2016 amadurecer. O jogo desta quarta-feira, que decide uma vaga entre os oito finalistas diante do Nacional-URU, dará a medida sobre o atual estágio da equipe no que diz respeito a esse crescimento.

Há uma carga de tensão elevada sobre a partida, e não apenas por ela representar um natural risco de eliminação. Nos últimos quatro torneios de mata-mata que disputou, o Corinthians caiu em todos dentro de seu estádio, onde tem um incrível aproveitamento de 81% de pontos conquistados. Para que esse cenário não se repita, é certo que a equipe deverá dar sinais de maturidade.

O empate em visita contra o Santa Fe-COL, após sair em desvantagem e apresentar futebol ruim no primeiro tempo, foi um momento de amadurecimento citado por Tite. A eliminação contra o Audax, que deixou vários jogadores cabisbaixos, a derrota no clássico com o Palmeiras, uma das piores atuações do ano, também integra essa lista. Mas é derrota de virada diante do Cerro Porteño-COL, com dois jogadores expulsos, que marcou a trajetória.

"Se você comparar a equipe (de agora) com a do (jogo com o) Cerro, dentro dos erros com André e Rodriguinho (expulsos), sim (evoluiu). Ela sentiu na carne. Aquele detalhe de que apressa aprendizados sem deixar de competir. Se a equipe é leal, a arbitragem vai ver isso. A gente vai ver quando é leal", explicou Tite.

No Uruguai, novas experiências foram adquiridas dentro da complexidade que é jogar uma Copa Libertadores. A partida de ida contra o Nacional teve momentos de jogo duro, quase violento, e arbitragem do argentino Patricio Lousteau que deixou a partida correr. Mesmo acuado em alguns momentos, o Corinthians suportou bem a pressão. Mesmo quando tinha dificuldade de criar, foi maduro para reter a bola e fazer o adversário cansar. No fim das contas, o empate sem gols recuperou a confiança e levou a decisão aberta para Itaquera.

Atrás de uma vitória simples que assegura o passaporte à próxima fase para pegar Cerro Porteño-PAR ou Boca-ARG (que ganhou a ida por 2 a 1), o Corinthians terá aquela que Tite considera a equipe ideal. Não há jogadores lesionados ou suspensos, e Giovanni Augusto está escalado. Ainda há a chance de Marquinhos Gabriel, comprado por mais de R$ 10,5 milhões, estrear. E o comandante, mesmo reticente por dirigir uma equipe em formação, admite que o título naturalmente é possível.

"Dá. Dá sim. Já tive experiência, já aconteceu dessa forma. Por exemplo, tivemos o aprendizado com Santa Fe de absorver (desvantagem no placar) e reagir logo. O título é nosso objetivo", disse Tite na véspera, com um desejo que já havia sido mencionado por Elias: que não haja outra decisão por pênaltis.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x NACIONAL-URU

Data: 04/05/2016
Horário: 21h45 (horário de Brasília)
Competição: Copa Libertadores
Local: Arena Corinthians
Árbitro: Néstor Pitana (Argentina)

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Felipe, Yago e Uendel; Bruno Henrique; Giovanni Augusto, Elias, Rodriguinho e Lucca; André. Treinador: Tite

NACIONAL
Conde, Fucile, Victorino, Polenta e Espino; Romero, Porras, Barcia e Ramírez; Fernández e Nico López. Treinador: Gustavo Munúa


VEJA TAMBÉM
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG
- Veja a provável escalação do Timão para o jogo de hoje









3987 visitas - Fonte: UOL Esportes

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade