16/3/2016 21:07

Conmebol entra na Justiça por indenização de cartolas por propinas

Conmebol entra na Justiça por indenização de cartolas por propinas
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) entrou com ação na Justiça dos EUA para que seja reconhecida com uma das vítimas dos casos de corrupção de cartolas descobertos pelo FBI. Assim, passaria a ter direito a indenização a ser feita com o dinheiro pago pelos dirigentes. Entre os cartolas citados no processo, estão os ex-presidentes da entidade Nicolás Leóz e Eugenio Figueredo.

Na investigação norte-americana, constatou-se que contratos da Copa América e da Copa Libertadores foram dados por dirigentes da Conmebol a empresas em troca do pagamento de propinas. Os valores chegavam a US$ 100 milhões em alguns casos.

Até agora, a confederação apenas observada. Agora, moveu uma ação em 26 de fevereiro, antes portanto do que a da Fifa que pede US$ 28 milhões em indenizações a cartolas. O documento da confederação sul-americana, no entanto, é menos detalhado e não especifica quanto dinheiro quer de cada dirigente.

“Como vocês sabem, o governo em geral alegou nos assuntos acima que certos acusados, incluídos, mas não limitado a Traffic, José Hawilla, Hugo Jinkins, Mariana Jinkins, Nicolás Leóz, Eugenio Figueredo se engajaram em um padrão de conduta de corrupção causando várias perdas à Conmebol'', diz a ação.

Não cita o ex-presidente Juan Angel Napout, em prisão domiciliar, e amigo do atual presidente Alejandro Dominguez. Os brasileiros José Maria Marin, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero também são acusados de participar do esquema de propinas.

São três os pedidos da Conmebol: 1) que a Justiça a notifique dos procedimentos dos processos; 2) a oportunidade de conversar com o governo sobre a restituição 3) oportunidade de ser ouvido no processo.

Ainda não há resposta do governo dos EUA. Mas é certo que as autoridades norte-americanas vão analisar o quanto as entidades fizeram para se limpar da corrupção após os escândalos.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









2757 visitas - Fonte: Blog Rodrigo Mattos

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade