24/2/2016 13:47

Portugal é o principal destino dos jogadores brasileiros, segundo CBF

Em 2015, país contratou 136 jogadores do Brasil. China, que partiu com tudo para o mercado brasileiro este ano, não aparece no Top 10 do ano passado

Portugal é o principal destino dos jogadores brasileiros, segundo CBF

(Foto: Arte SporTV.com)

O grande assédio do futebol chinês no mercado brasileiro pode até colocar o país asiático em melhor posicionamento no ranking dos principais "importadores" de jogadores brasileiros, mas em 2015 ninguém chegou perto de Portugal: os lusos foram os que mais contrataram atletas do Brasil ano passado, quando levaram 136 atletas, o que corresponde a 19% dos 691 que deixaram o Brasil, segundos dados da CBF divulgados no "Redação SporTV".

A China sequer aparece entre os 10 primeiros. Depois de Portugal, vêm Japão (44) e Coreia (26), seguidos pelo Uruguai, principal destino dos brasileiros na América do Sul, com 23 transferências. No Top 10 aparecem ainda os Emirados Árabes (23), Espanha (21), Estados Unidos (18), Turquia (16), Itália (15) e Malta, empatada com Bolívia, Arábia Saudita, Índia e Bolívia (14).

O mapa divulgado também mostra que, além dos tradicionais destinos, há brasileiros espalhados por todos os cantos do mundo. Na lista dos destinos das transferências, aparecem 82 países, alguns com uma única transferência - a Argentina, por exemplo. O número chamou atenção do apresentador André Rizek.

- Não conheço ninguém que foi para o Uruguai. Para ver como essa profissão é ampla. São 691 jogadores que foram para o exterior, a gente conhece 2%, se tanto, que é a elite dos nosso jogadores - destacou.

A China foi o escolhido por 13 jogadores em 2015, número que deve subir consideravelmente em 2016 - só o Corinthians, perdeu nomes como Gil, Renato Augusto, Ralf para os chineses, que ainda estão de olho no mercado brasileiro - Ricardo Oliveira, do Santos, pode ser o próximo.

O relatório das transferências mostra ainda que o número de jogadores que deixaram o Brasil ano passado chega a 774 se forem considerados os estrangeiros que atuaram no país e também saíram - foram 83 no total.

O movimento contrário do mercado também é revelado nos dados divulgados pela CBF. Em 2015, 537 brasileiros que atuavam no exterior retornaram ao país de origem.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude
- Corinthians e Atlético-MG empatam na estreia do Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Atlético-MG









2676 visitas - Fonte: Sportv

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade