15/2/2016 07:43

Análise: Tite mantém Corinthians firme pós-China, e Lucão derruba números

Estrutura tática mantida no campeão brasileiro dá suporte a novos jogadores como Giovanni Augusto, enquanto rival vê êxito nas estatísticas ser superado por falha

Análise: Tite mantém Corinthians firme pós-China, e Lucão derruba números
O Corinthians teve 16 segundos a mais de posse de bola do que o São Paulo. Mesmo assim, o Tricolor trocou muito mais passes (273 x 183), roubou mais bolas (13 x 5) e fez mais jogadas de linha de fundo (6 x 1). Números são importantes para explicar o jogo, mas jamais suficientes para uma conclusão definitiva. Nenhum dado, nenhuma estatística, se sobrepôs a dois fatores: o erro de Lucão e a maior capacidade de organização do Timão, que, mesmo bastante modificado pela intervenção chinesa e francesa que levou seis titulares, mantém a estrutura tática há mais de um ano, num trabalho que supera o clichê. Tite aproveita, de fato, o longo período no clube para fazê-lo atuar de maneira bastante homogênea.

Repare no vídeo abaixo como o São Paulo procura um espaço para entrar na área do Corinthians, mas não acha. Fazer 1 a 0, recuar e tentar matar o jogo sem correr riscos foi prática comum ao Timão no ano passado, naquelas partidas em que a equipe ainda não estava completamente ajustada, azeitada. Quando Rogério faz o passe para Ganso, da direita para o centro, o meia está livre. Quando recebe, já não está mais. Os buracos na marcação, normais em qualquer time no início de ano, são recompensados por concentração e dedicação.

A movimentação de Giovanni Augusto, uma "emulação" de Jadson, fechando da direita para o meio, ao lado de Rodriguinho, deu ao Corinthians mais corpo no meio-campo. Quando o Timão atacou pela esquerda, o ex-atleticano fechou, não ficou "fora do jogo" lá do outro lado, quis participar, como no lance abaixo, quando inverteu tanto de lado que obrigou Mena a deixá-lo livre para fazer a cobertura do centroavante André. A movimentação quase resultou em gol.

Mesmo assim, nada mais incisivo acontecia até Lucão resolver presentear Lucca por seu aniversário. A falha individual derrubou tudo o que Edgardo Bauza havia planejado para neutralizar o adversário.
No segundo tempo, a importância da presença dos laterais desde que o Patón assumiu o São Paulo voltou a aparecer. A melhor chance de gol saiu da cabeça de Mena para as mãos de Cássio. Quando Rogério cruzou, o lateral-esquerdo entrou entre Calleri e Kelvin.

Depois de seis jogos, Edgardo Bauza precisa começar a responder pela insistência em Centurión, que absolutamente nada produz, em detrimento, por exemplo, de Rogério, que fez o gol do alívio contra o César Vallejo, e no domingo deu mais inteligência ao ataque do São Paulo. Nesse cruzamento para Mena, por exemplo, e em outras duas finalizações perigosas. Para um time que abusa da linha de fundo e de levantamentos na área, ter o argentino, que mal consegue driblar ou acertar um passe, é um enorme prejuízo.

Tite, por outro lado, começa a definir quais são suas opções, e para que setores do campo. Jogadores interessantes como Giovanni Augusto e Maycon se apresentam, sem falar naqueles que não disputaram o clássico, como Guilherme e Marlone. No Majestoso, houve mais transpiração do que inspiração, mas há motivos para acreditar numa equipe muito sólida.



VEJA TAMBÉM
- Ex de Jô ironiza situação de jogador preso por falta de pensão
- Provável escalação do Corinthians para enfrentar o Nacional-PAR no jogo decisivo.
- Nacional-PAR x Corinthians: Onde assistir ao jogo da Sul-Americana









2976 visitas - Fonte: Globoesporte.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - ueno Defensores del Chaco -
    X
    Nacional Asuncion
    Corinthians

    Brasileiro

    Sáb - 21:00 - Neo Química Arena
    0 X 0
    Corinthians
    Fortaleza EC
    publicidade
    publicidade
    publicidade