7/1/2016 11:01

Com gol inesquecível de Edílson, Corinthians empatava com Real Madrid há 16 anos

Pelo Mundial de Clubes da FIFA de 2000, Timão chegou a estar vencendo o poderoso time da Espanha, que seria campeão europeu alguns meses depois; atacante alvinegro deu show com histórico drible sobre Karembeu

Com gol inesquecível de Edílson, Corinthians empatava com Real Madrid há 16 anos
Alexandre Battibugli/Placar

O dia 07 de janeiro de 2000 é mais uma data inesquecível para a Fiel. Porém, o corinthiano não comemorou uma vitória nesta data. Um empate com um dos maiores times do mundo foi motivo de orgulho. Em um grande clássico mundial, o Corinthians empatou com o Real Madrid por 2 a 2 no Morumbi, pela segunda rodada do Mundial de Clubes da FIFA, resultado que deu moral ao Timão para seguir forte na briga pelo título. Em uma noite chuvosa de São Paulo, um personagem foi marcante: Edílson.

Era o confronto da melhor equipe do Brasil, atual bicampeã brasileira na época, contra um dos principais esquadrões do mundo, que seria campeão europeu meses depois com praticamente a mesma base que jogou no Morumbi. O Corinthians enfrentou um grupo que tinha jogadores como Casillas, Hierro, Roberto Carlos, Redondo, Raul e Anelka, treinados por Vicente Del Bosque, que viria a ser campeão do mundo com a Espanha em 2010. Mesmo assim, não esmoreceu. Para enfrentar esse forte conjunto, o Alvinegro do Parque São Jorge entrou com Dida; Índio, João Carlos, Fabio Luciano e Kleber; Vampeta, Rincón, Ricardinho e Marcelinho; Edílson e Luizão, comandados pelo técnico Oswaldo de Oliveira.

Com o apoio da Fiel, o Timão enfrentou o Real Madrid de igual para igual no primeiro tempo. Apesar do gol de Anelka aos 19 minutos do primeiro tempo, em desvio após falta cobrada por Roberto Carlos, o Alvinegro do Parque São Jorge tinha as melhores chances e jogava no ataque.

O prêmio veio aos 28 minutos da etapa inicial. Marcelinho lançou a bola para a área, e Michel Salgado não conseguiu afastar. A sobra ficou com Luizão dentro da área. Mesmo marcado, o camisa 9 conseguiu dominar e rolar na frente para Edílson, que encheu o pé para estufar as redes e empatar a partida.

A partida foi ao intervalo com o placar de 1 a 1. Na volta ao campo, o Real Madrid passou a ser mais perigoso. A equipe espanhola chegava à area do Corinthians e criava chances, mas esbarrava na má pontaria. Porém, com um time muito técnico, o Timão poderia dar o bote a qualquer momento. O que aconteceu aos 17 minutos do segundo tempo em um lance fantástico.

Tudo começou em uma saída de bola complicada perto da área corinthiana, em que a bola quase foi perdida em uma zona perigosa do ano. Com jogadores com grande qualidade, o Corinthians saiu jogando, e Ricardinho lançou para o lado direito do ataque alvinegro. Edílson recebeu o passe e foi avançando. Quando o zagueiro Karembeu tentou desarmá-lo, levou um drible por entre as pernas que ficou marcado na memória da Fiel. Dentro da área, o Capetinha soltou uma bomba que só parou nas redes do gol de Casillas. Explosão no Morumbi, o Timão vencia o poderoso Real Madrid por 2 a 1.

A vitória deixaria o Corinthians mais perto da final do 1º Mundial de Clubes da FIFA, mas o volume de jogo do Real Madrid era grande, e o Timão não resistiu. O empate por 2 a 2 saiu aos 25 minutos com Anelka. E a situação poderia ser pior após um pênalti sobre Sávio marcado pelo juiz William Mattus, da Costa Rica. Nesse momento, apareceria o segundo personagem alvinegro da partida: Dida.

O goleiro já era conhecido por ser um exímio pegador de pênaltis. Toda a qualidade dele foi colocada à prova por Anelka. Um gol do Real Madrid poderia significar o fim de um sonho. Mas Dida foi novamente milagreiro e fez mais uma defesa, garantindo o empate por 2 a 2.

Pelo Corinthians, Dinei, Edu Gaspar e Marcos Senna também atuaram contra o time espanhol, entrando no segundo tempo.

O resultado deixou as equipes empatadas em número de pontos no grupo A, mas o Real Madrid levava vantagem nos critérios de desempate naquele momento. A última rodada prometia fortes emoções para a Fiel.


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









3447 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade