31/12/2015 11:45

Com campanha irretocável, Corinthians é campeão brasileiro

Com 81 pontos somados, o Corinthians quebrou o recorde de aproveitamento na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos disputado por 20 clubes

Com campanha irretocável, Corinthians é campeão brasileiro

Uma campanha irretocável. Assim pode ser definida a caminhada do Corinthians no Campeonato Brasileiro de 2015, que culminou na conquista do sexto título do clube na competição. Após um início instável e desafiador por conta da saída de alguns importantes jogadores, o técnico Tite conseguiu dar excelente padrão à equipe novamente e, com a força da Fiel nas arquibancadas, levou o Timão ao Hexa.

A estreia no Campeonato Brasileiro de 2015 aconteceu em 10 de maio. Na Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, o Corinthians enfrentou o Cruzeiro. Mesmo com alguns jogadores poupados para a disputa do segundo jogo das oitavas de final da Copa Libertadores que aconteceria três dias depois, o Timão venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Romero aos 32 da etapa final.

No sábado seguinte, 16 de maio, o Corinthians voltou à campo pela segunda rodada para enfrentar a Chapecoense. A partida foi a primeira como mandante na competição, mas aconteceu na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP, pois o Timão havia sido punido com um mando de campo por incidente envolvendo um torcedor num jogo contra o Grêmio, na Arena Corinthians, no Brasileirão de 2014. Mesmo dois dias após a eliminação da Libertadores, o Timão não se abateu e ganhou por 1 a 0 com gol de Fabio Santos.

Pela terceira rodada, o Corinthians enfrentou o Fluminense no Maracanã. A partida terminou em 0 a 0 e foi a última de Paolo Guerrero com o manto alvinegro. Na sequência, duas derrotas consecutivas: 2 a 0 para o Palmeiras, na Arena Corinthians; e 3 a 1 para o Grêmio, em Porto Alegre-RS.

No dia 06 de junho, o Timão enfrentou o Joinville, fora de casa, e reencontrou o caminho das vitórias: 1 a 0, com gol de Jadson. Uma semana depois, foi a vez de voltar à Arena Corinthians para pegar o Internacional pela oitava rodada. De virada, o Alvinegro venceu por 2 a 1, com tentos de Vagner Love e novamente Jadson.

Antes de embalar no Brasileirão de 2015, o Corinthians voltaria a tropeçar. A terceira derrota na competição veio na nona rodada. No dia 20 de junho, na Vila Belmiro, o Timão perdeu para o Santos por 1 a 0. A derrota no clássico não abateu o Alvinegro que, em seguida, encaixaria uma série de 17 jogos sem perder no torneio e entraria de vez na briga pelo título.

A sequência de 17 jogos sem derrota começou em 27 de junho, quando o Corinthians recebeu o Figueirense na Arena Corinthians e venceu por 2 a 1 com gols de Vagner Love e Jadson. Em seguida, no dia 02 de julho e novamente no estádio corinthiano, o Timão bateu a Ponte Preta por 2 a 0 com outros tentos de Love e Jadson.

Após um empate em 0 a 0 com o Goiás pela 11ª rodada, no Serra Dourada, o Alvinegro conquistou três vitórias consecutivas, sendo duas emblemáticas. Em 09 de julho, o Corinthians ganhou por 2 a 0 do Atlético-PR na Arena Corinthians. Três dias depois, em pleno Maracanã, bateu o Flamengo por 3 a 0. Por fim, no estádio corinthiano, recebeu o Atlético-MG, o grande adversário na luta pelo título do Brasileirão de 2015. Com gol de Malcom, o Timão venceu por 1 a 0.

Com dois empates fora de casa – contra Coritiba (1 a 1) e São Paulo (1 a 1) – e duas vitórias na Arena Corinthians – diante de Vasco (3 a 0) e Sport (4 a 3) –, o Corinthians assumiu a liderança do Brasileirão na 18ª rodada. Com mais um resultado positivo (2 a 1), desta vez contra o Avaí, em Florianópolis, em tarde inspirada de Luciano que marcou os dois gols corinthianos, o Timão fechou o primeiro turno na frente.

A sequência invicta ainda teria mais seis jogos. Foram quatro vitórias – contra Cruzeiro (3 a 0), Chapecoense (3 a 1), Fluminense (2 a 0) e Joinville (3 a 0) – e dois empates – diante de Palmeiras (3 a 3) e Grêmio (1 a 1). A quarta derrota no Brasileirão veio no dia 16 de setembro, em Porto Alegre-SP, onde o Corinthians perdeu por 2 a 1 para o Internacional.

Mais uma vez, o resultado negativo não desestabilizou o elenco corinthiano. Em seguida, nova série de jogos sem derrota. Desta vez, menor, mas suficiente para garantir o caneco ao Corinthians. A primeira partida após a derrota foi disputada contra o Santos na Arena Corinthians. Com dois gols de Jadson, o Timão venceu por 2 a 0.

Com mais quatro vitórias – Figueirense (3 a 1), Goiás (3 a 0), Atlético-PR (4 a 1) e Flamengo (1 a 0) – e um empate – Ponte Preta (2 a 2) –, o Corinthians chegou à Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, vice-líder, com oito pontos de vantagem na tabela de classificação. O empate no Horto já seria um ótimo resultado para o Timão, mas a equipe comandada por Tite quis mais. Muito mais! Em jogo histórico, o Alvinegro bateu o adversário na briga pelo título por 3 a 0, com gols de Malcom, Vagner Love e Lucca.

Com 11 pontos de vantagem em 15 em disputa, o Corinthians entrou em campo na 34ª rodada com chances de ser campeão se vencesse o duelo contra o Coritiba na Arena Corinthians e o Atlético-MG não ganhasse do Figueirense em Florianópolis. Em 07 de novembro, o Timão fez a sua parte e ganhou por 2 a 1, com gols de Jadson e Lucca. No dia seguinte, a equipe mineira demorou, mas aos 45 do segundo tempo fez o gol da vitória por 1 a 0 e adiou a festa definitiva da Fiel.

Após uma pausa de 10 dias no Brasileirão por conta da disputa das eliminatórias para a Copa do Mundo, o Corinthians voltou a campo dependendo apenas dele para conquistar o título antecipadamente. Se vencesse o Vasco, em São Januário, o Timão ficaria com a taça. No Rio de Janeiro, em 19 de novembro, o Alvinegrou empatou em 1 a 1, com gol de Vagner Love, mas a derrota do Atlético-MG para o São Paulo por 4 a 2 no Morumbi deu o grito de “É campeão” à Fiel na 35ª rodada do Brasileirão.

O Campeonato Brasileiro já havia acabado para o Corinthians, mas o Timão queria fazer história. Três dias após garantir o título, o Alvinegro recebeu o São Paulo na Arena Corinthians. E o 22 de novembro entrou para a história: goleada de 6 a 1 da equipe comandada pelo técnico Tite, festa da Fiel nas arquibancadas e a entrega do troféu após a partida.

Para fechar a campanha, o Corinthians entrou em campo outras duas vezes. Pela 37ª rodada, o Timão perdeu por 2 a 0 para o Sport em Recife; e na despedida do Brasileirão, empatou em 1 a 1 com o Avaí em casa.

Com 81 pontos somados, o Corinthians quebrou o recorde de aproveitamento na história do Campeonato Brasileiro de pontos corridos disputado por 20 clubes. Na competição, o Alvinegro ainda teve a melhor defesa, o melhor ataque e a melhor média de público, além de ter sido o time que mais venceu e o que menos perdeu. Uma campanha irretocável!


VEJA TAMBÉM
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors









3243 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade