17/11/2015 16:38

Com Corinthians favorito, LBF 2015/16 é lançada com apenas seis times

Número baixo de clubes participantes é minimizado, e Hortência diz: "O importante é que as equipes estão muito equilibradas"

Com Corinthians favorito, LBF 2015/16 é lançada com apenas seis times
Sobrou espaço no auditório da sede do Corinthians para o lançamento da temporada 2015/16 da Liga de Basquete Feminino (LBF), mas as principais jogadoras do Brasil - de hoje e de outros tempos - marcaram presença no evento desta terça-feira. A sexta edição do campeonato nacional, que começa nesta sexta-feira, tem apenas seis times, com destaque para o Corinthians, favorito ao título. O número baixo de clubes foi minimizado por jogadoras e dirigentes. Vice-campeã olímpica e campeã mundial, Hortência ressaltou o equilíbrio maior da competição.

- Quando eu jogava basquete só havia dois times, o meu e o da Paula. O importante é que as equipes estão muito equilibradas, coisa que não via em outros anos. Isso é bom para o basquete. Quando ganha de 30 ou 40 pontos é desmotivante. As jogadoras da seleção brasileira estão todas participando, com exceção só da Érika, que está na Turquia - disse a comentarista do Time de Ouro da TV Globo.

No ano passado, a LBF contou com 10 times, recorde da competição nacional. No entanto, placares com diferenças elásticas eram comuns.

- Gostaríamos de ter 10 ou 12 equipes, mas o real nunca é o ideal. O que temos de vantagem é que não vamos ter jogos com 80 ou 100 pontos de diferença, como tivemos na temporada passada. Hoje não dá para afirmar quem vai chegar à final. Das seis, pelo menos quatro equipes têm condições - completou o técnico do Corinthians, Antônio Carlos Vendramini.

Apesar de o técnico corintiano apontar o equilíbrio, a equipe alvinegra é a favorita ao título e conta com muitas jogadoras com passagens pela seleção brasileira e que estão brigando por vagas nas Olimpíadas de 2016, como as alas Karla e Chuca e as pivôs Gil, Clarissa e Damiris - as duas últimas também jogaram na WNBA neste ano. O Corinthians foi formado em uma parceria com o Americana, campeão das duas últimas edições da LBF. Apesar da mudança de nome e de uniforme, o time continua mandando suas partidas na cidade do interior paulista.

- Eu gostaria que tivesse mais times, mas a evolução da liga é notável. Diminuiu o número de times, mas a qualidade aumentou. As jogadoras também estão evoluindo. Isso é muito importante. São seis times, mas não tem nenhum bobo. Não vai ser fácil, não vai ser moleza. Então é melhor ficarmos concentradas para fazer um campeonato bom disse a pivô corintiana Damiris, que completou 23 anos nesta terça-feira.

Vice-campeão da última edição, o América perdeu jogadoras importantes com a pivô Érika, que está jogando no basquete turco, e as americanas Tiffany Hayes e Tamera Young. O time de Recife conta com a experiência da armadora Adrianinha para brigar pelo título. Outras duas equipes são nordestinas. O Maranhão perdeu a ala Iziane para o rival Sampaio Corrêa, mas se reforçou com as cubanas Oyanaisy Gelis e Ineidis Casanova, destaques dos Jogos Pan-Americanos de Toronto.

A tradicional equipe de Santo André e a de Presidente Venceslau completam a lista de participantes da LBF 2015/16. Na primeira fase, os times jogam em turnos e returnos dobrados, ou seja, cada equipe enfrente todos os adversários por quatro vezes até o início de abril. As quatro melhores equipes avançam as semifinais, disputadas em melhor de três jogos. A decisão será disputada em melhor de cinco jogos.

Nesta temporada, a LBF fez uma parceria com a LNB (Liga Nacional de Basquete), que administra o NBB.
- Para nós da LBF é um móvito de muito orgulho realizar um campeonato de uma magnitude como esse. Nesta temporada tempos a novidade de contar com a parceria da LNB, que será muito importante para nós em todos os sentidos- disse Márcio Cattaruzzi, presidente da LBF.

PRIMEIRAS RODADAS DA LBF
20/11 - Sexta-feira
20h00 - Corinthians/Americana x Santo André, em Americana (SP)

21/11 - Sábado
11h00 - América x Sampaio Correa Basquete, em Recife (PE)
18h00 - Corinthians/Americana x Santo André, em Americana (SP)

22/11 - Domingo
11h00 - América x Sampaio Correa Basquete, em Recife (PE)

28/11 - Sábado
16h00 - Santo André x Presidente Venceslau, em Santo André (SP)
29/11 - Domingo
15h00 - Santo André x Presidente Venceslau, em Santo André (SP)
11h00 - Sampaio Correa Basquete x Maranhão Basquete, em São Luís (MA)


VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o América-RN
- Corinthians goleia o Fluminense e vence a primeira no Brasileirão
- Timão escalado para o jogo contra o Fluminense









3117 visitas - Fonte: Globo Esporte

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade